Configuração do Funil de Vendas – Primeiros passos

Introdução Funil de Vendas

O que é o Funil de Vendas?

O Funil de Vendas é uma ferramenta única e poderosa de automação de sistemas. Com ela, podemos inserir desde pequenos algoritmos lógicos em sistemas de atendimentos até grandes algoritmos que podem gerenciar processos inteiros dentro de um site.

O ponto chave do sistema de Funis é seu design simples e intuitivo, que permite ao usuário uma configuração completa sem conhecimento prévio de linguagens de programação. Conhecer o processo e entender o resultado final desejado já é metade do progresso rumo a um sistema mais limpo e fluido para o usuário!

Como usar o Funil de Vendas?

Esse artigo é o início de nossa série de tutoriais. Nela, aprenderemos a base da configuração dos funis, conhecendo conceitos chave que permitirão que qualquer usuário possa operar seus funis!

Conceitos Básicos:

Um funil é iniciado e finalizado por ações pré-definidas. Isso significa que ele terá uma condição (ou várias!) de acionamento e de desligamento

Por exemplo, é possível determinarmos que um funil se inicie quando uma etiqueta (também chamada de tag, ela é uma forma do sistema de atribuir características ao usuário) é atribuída a um cliente e que termine assim que essa etiqueta é retirada do cliente. Um cliente pode receber diversas etiquetas.

Para ajudar nos primeiros conceitos, apresentaremos a criação de um funil que automatiza o processo de contatar novamente um lead que não terminou o orçamento.

Entrando em contato com o lead para fechar o orçamento com Funis – Passo-a-passo:

Para este tutorial, utilizaremos as seguintes etiquetas:

VDA – O lead entrou em contato interessado em adquirir os nossos serviços.

ORCF – O orçamento do lead foi feito.

ENGANO – O contato foi realizado por engano.

LOST – Perdemos o lead.

SI – O lead não interage conosco pelo chat.

Passo 1:

Clicamos na opção “Funil de Vendas” Nessa janela poderemos ver alguns dos funis de vendas que estão ativos na nossa plataforma.

Passo 2:

Selecionamos a aba “funis”.

Passo 3:

Clicamos em “+ Adicionar funil”.

Passo 4:

Escolhemos agora um nome para o nosso funil de vendas.

Note que ele já vem pré-configurado com uma etapa(Etapa inicial) e uma ação (Mensagem – Primeira mensagem).

Etapas, são um conjunto de ações que serão realizadas em um mesmo momento.

Ações são os algoritmos que iremos executar em nosso sistema. Há muitas possibilidades, desde adicionar uma etiqueta ao cliente a até mesmo enviar arquivos (imagens, docx, PDF) automaticamente para ele.

Para darmos continuidade ao nosso tutorial, clicamos em no botão de + “Etapa”, que adicionará uma nova etapa!

Passo 5:

Em “Nome da etapa” podemos definir um nome para a nossa etapa, deixaremos “Saudações”.

Em “Atraso antes do envio” podemos definir um intervalo antes que a etapa seja executada. No caso, queremos enviar uma mensagem 1 dia depois do primeiro contato, portanto definimos o atraso como 1 dia.

Para darmos continuidade ao nosso tutorial, clicamos em “Mensagem”.

Passo 6:

Agora definimos a mensagem automática que enviaremos ao nosso lead. Note que é possível estabelecermos condições para o envio dessa mensagem em “Ativar Condições”. Exploraremos esse recurso em nossos próximos tutoriais!

Também é possível adicionar uma mensagem alternativa, diversificando o leque de mensagens que podem ser enviadas ao cliente, tornando nosso sistema menos monótono e mais atrativo!

Perceba também que em nosso texto utilizamos “{name}”. Esta é uma variável que armazena o nome do lead como está cadastrado na nossa plataforma. Variáveis podem armazenar coisas como para datas, campos do cadastro do cliente e muito mais. Se quiser, pode conferir agora no nosso manual em pdf o guia sobre o uso das variáveis.

Marcamos a opção “Open dialog (if closed)”. Ela permite enviar mensagens ao nosso lead mesmo que o chat com ele não esteja aberto. Isto é muito útil visto que entraremos em contato apenas 24 horas depois do início do chat com o lead.

Para darmos continuidade ao nosso tutorial, clicamos em “Adicionar” para implementar nossa mensagem e em “Adicionar” de novo para implementar nossa etapa!

Passo 7:

Agora precisamos definir as situações de início e parada do funil. As definimos marcando qualquer uma das caixas nos campos “iniciar funil” e “parar funil”. Note que cada condição se comportará de maneira diferente. No nosso caso, escolheremos a opção “Quando uma etiqueta é atribuída ao cliente em ambos os casos” e selecionaremos as etiquetas condizentes com nosso algoritmo

Em “Iniciar funil”, escolhemos a etiqueta VDA (Vendas). Portanto, quando o nosso lead receber a etiqueta de vendas e não receber um orçamento, entraremos em contato com ele no dia seguinte, perguntando se deseja prosseguir o atendimento, automaticamente!

Em “Parar funil”, definimos as seguintes etiquetas: ORCF(indica que o cliente recebeu ou está no processo de orçamento) , ENGANO(engano), SI (sem interação), LOST(cliente perdido). Em qualquer uma dessas condições, é indesejável continuar nosso funil, portanto o funil será encerrado.

Passo 8:

Por fim, voltamos ao início de nosso programa e clicamos no ícone de “ativar/desativar” para remover a etapa, afinal já passamos dessa fase! Como ela é nossa primeira etapa, não é possível excluí-la, portanto ela ficará lá para sempre lembrarmos de quando nosso aprendizado começou!

Antes de sair, verificamos se o nosso funil está ativado e definimos um cronograma de horário comercial ( segunda-feira a sábado de 8:00 – 18:00.), para evitar inconveniências!

Por fim, clicamos em “Criar”. Nosso primeiro funil está pronto e funcional!

Por agora, é isso. No próximo passo exploraremos como Levantar informações automaticamente usando o Funil!

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