Formulários automáticos – Funil de vendas

Com o Funil de vendas podemos elaborar questionários automáticos e atualizar os campos do cadastro dos nossos leads automaticamente com a resposta deles. Essa funcionalidade é particularmente útil quando queremos segmentar nossos leads para posteriormente realizarmos campanhas de marketing específicas para o público segmentado.

Neste tutorial iremos criar um funil que irá realizar 3 perguntas ao cliente, armazenar a resposta nos campos do cadastro e logo depois irá transferir o atendimento para um operador do grupo “VENDAS”. Como uma espécie de triagem, para que a equipe de VENDAS já possua essas informações do lead antes de iniciar o atendimento humano.

Este funil perguntará o nome do cliente, email e nome da empresa do cliente e salvará essas informações no cadastro do cliente.

Para iniciarmos, acessamos o funil de vendas aqui

Ou através do menu lateral à esquerda selecionando “Funil de Vendas”.

Passo 1

Acessamos a página do funil de vendas

Passo 2

Agora adicionamos um funil.

Passo 3

Agora, clicamos em etapa inicial para editarmos a etapa e selecionamos “Ramo de Resposta”

Um ramo de resposta é um espaço para o cliente digitar – para quem é familiarizado com linguagens de programação, ele é como um input. Portanto, assim que as ações nele forem executadas, o cliente terá 10 minutos (por padrão) para enviar uma resposta. Em nossos próximos tutoriais exploraremos como podemos mudar isso.

Conforme aprendemos no último tutorial, em “Mensagem” editamos a pergunta que desejamos realizar ao nosso cliente, que no nosso exemplo é:

“Olá, Seja bem-vindo(a).

Para iniciarmos o atendimento, precisamos realizar algumas perguntas.

Qual o seu nome ?”

Lembrando de marcar “Open dialog(if closed)” para abrir a conversa caso ela esteja fechado.

Ao terminar, salvamos a ação e a etapa, como já aprendemos.

Passo 4

Agora que temos a pergunta, precisamos da resposta. Clicamos no símbolo “h” invertido (abrir ramificação de resposta), conforme indicado., para adicioná-la.

Passo 5

Nomeie a resposta como quiser. Em “condição” selecionamos “Qualquer resposta”, o que significa que aceitaremos qualquer entrada (mensagem) do cliente. Marcamos a opção salvar a caixa de entrada no campo “Apelido” para que fique salvo em nosso sistema e clicamos em adicionar.

Passo 6

Adicionamos outro ramo de resposta, assim como anteriormente, e esse será o email do cliente. Note que salvaremos o que for digitado no campo “Email” do cadastro.

Dessa vez, no entanto, alteramos a condição de resposta para email (não queremos que o cliente acabe com o email salvo errado no sistema, não é?)

Também podemos enviar uma mensagem de erro caso o cliente insira um endereço de email inválido. Para isso, apenas configuramos a opção “texto da mensagem de resposta não reconhecido” dentro da etapa.

Nota:

As demais condições funcionarão de forma semelhante (Imagem precisará de uma imagem, Arquivo precisará de um pdf…), exceto pelas que Exigem Palavras-chave. Pode consultar nosso tutorial de como elas funcionam clicando no link!

Passo 7

Repetimos o processo dos passos anteriores para perguntar ao cliente o nome da empresa. Dessa vez, nós salvaremos a resposta no campo “Empresa”.

Passo 8

Agora, temos um problema no nosso programa. Calma, calma! Não é culpa sua. Esquecemos de explicar que, se você não conectar as respostas ao próximo passo, elas não levam a lugar algum. Que tal, então, conectarmos as repostas? Clicamos no símbolo de link, “Escolha próxima etapa” e ligamos as respostas à etapa seguinte.

Passo 9

Agora, podemos configurar uma nova etapa a fim de confirmarmos o cadastro e transferirmos a conversa para um dos nossos atendentes do grupo vendas.

Para isso, adicionamos uma nova etapa e configuramos as ações como na imagem (lembra-se de nosso primeiro tutorial?):

Lembrando que precisamos linkar a etapa passada à etapa atual.

Passo 10:

Agora o funil está configurado e apenas precisamos definir sua condição de início. No caso de um levantamento de dados, é interessante definirmos para o funil iniciar quando o cliente entra em contato conosco (apela) pela primeira vez.

Para finalizar clicamos em “Criar” e Voilà! Toda vez que um novo cliente entrar em contato enviaremos um pequeno questionário a ele antes dele ser atendido!

E este é o fim do nosso tutorial em torno do ramo de respostas. Até a próxima!

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