Lojas – Automação detalhada

Após criar a sua loja e estabelecer (ou não) suas promoções, é hora de deixar todo o sistema automático, para otimizar tempo e energia dos operadores e melhor atendimento para com seus clientes. Para ter um sistema automatizado em todas as etapas, sugerimos seguir todos os passos do tutorial, mas sinta-se livre para pulá-los (só dessa vez, hein?!).

Passo 1 – Cliente comprando

Trataremos, aqui, das automações que serão executadas enquanto o cliente está na interface principal da Loja.

Item adicionado ao carrinho

Dentro da aba Editar da loja, temos as ações:

Esta ação (ou conjunto de ações) acontecerá sempre que um produto é adicionado ao carrinho.

Passo 2 – O carrinho e Checkout

Trataremos, aqui, das automações que serão executadas quando o cliente mexe em seu carrinho e quando clica para prosseguir a compra (abre a página de Checkout):

Carrinho Limpo

Dentro da aba Editar da loja, temos a seção de Ações. Nesta, temos a aba:

Esta ação acontece quando o cliente abre a página de checkout (Confirma os itens do carrinho e vai para a página de pagamento) ou clica em “limpar” dentro do seu carrinho.

Opened checkout page (Página de checkout aberta)

Dentro da aba Editar da loja, temos a seção de Ações. Nesta, temos a aba:

Esta ação acontecerá quando o cliente abre a página de checkout (Confirma os itens do carrinho e vai para a página de pagamento).

Passo 3 – Fim do checkout

Trataremos, aqui, das automações que serão executadas quando o cliente Termina o Checkout e vai para a página de compra:

Tipos de pagamento e de entrega

Dentro da Configurações de produto, abrimos a categoria desejada

Ao final da página, podemos escolher condições – a opção estará disponível ao cliente apenas se as condições forem atendidas (verdadeiras) -, já explicadas em nosso tutoriais sobre condicionais e na introdução às lojas.

Abaixo, temos as ações, que serão engatilhadas. Lembre-se associá-las à sua respectiva escolha. No caso dos tipos de pagamento, lembre-se que os próprios cenários de pagamento já possuem um sistema interno de automação.

É ALTAMENTE RECOMENDADO que o método de pagamento possua uma ação tal qual a seguinte:

Para que o cliente possa acessar o pagamento a qualquer momento após a compra.

Produtos

Abrimos, na nossa Loja, um produto. No final dele, temos a página de ações:

A partir dessas ações, temos todos os gatilhos disponíveis no funil de vendas. Seguem, alguns exemplos de como e ONDE essas automações se dão:

Quando o cliente fecha o pedido, uma mensagem do sistema informa que o produto X foi está dentro da compra

Quando a compra falha, a tag de suporte é adicionada ao cliente e é recomendado à equipe que engaje ao cliente.

Status do pedido

Em cada status do pedido, temos a seção de ações:

Elas serão executadas ao início de cada etapa de funcionamento. Aplica-se a mesma lógica dos produtos (logo cima), no entanto de forma geral para o produto. Recomenda-se que seja um protocolo geral, então, para as compras. Seguem alguns exemplos:

Quando o pedido sai para processamneto de pagamento, uma tag que indica o ato da compra é adicionada ao cliente dentro do cadastro do cliente

Quando a compra é confirmada, uma mensagem automática de agradecimento é enviada!

Quando a compra falha (boleto expira, erro no sistema, etc) o cliente recebe uma mensagem perguntando o que ocorreu e é encaminhado ao suporte técnico

Passo 4 – Pagamento

Toda automação do Pagamento é feita a partir do cenário de pagamento, que inicia-se na seguinte tela:

Está melhor explicado em nosso tutorial sobre Pagamentos.

É isso, com o fim deste tutorial terminamos nossos tutoriais sobre as lojas. Aproveite esse recurso provido por nosso funil de Vendas!

Last updated