Introdução à Albato – Serviço de Integração de Plataformas

O que é a Albato?

A Albato é um serviço de integração de plataformas que liga e automatiza conexões entre serviços. Similar ao Funil de vendas, ela permite que pessoas não familiarizadas com programação consigam estabelecer protocolos e algoritmos. Pode ser usada para análise de negócios, integrações , campanhas de marketing, empreendimentos e até mesmo lojas online.

As ferramentas que a plataforma provém ferramentas diversas, das quais pode-se citar unificação números de telefone, criação de webhooks e filtros, verificação de dados e sistema de supervisão unificado.

Como usar a Albato?

Esta série de tutoriais tem como objetivo introduzir a plataforma, desde a criação de conta até as integrações plataforma a plataforma. Neste artigo usaremos um exemplo de integração com a Chat2Desk para para ensinar os básicos da plataforma.

Antes de começarmos, caso o seu Russo não esteja em dia – assim como o meu! -, recomendamos o uso de uma ferramenta de tradução no navegador, tal como a extensão de tradução do Google. Infelizmente ainda há bastante partes não traduzidas no site. No nosso tutorial, diversas parte do texto em inglês foram traduzidas do Russo.

Passo 1

Para começar, precisamos entrar em nossa conta albato por meio deste Link.

Inserimos as credenciais e entramos em nossa conta.

Caso você não tenha uma conta, não se preocupe! É só criar uma clicando em “Sign Up” – Inscrever-se – e preencher os dados para completar o cadastro

Passo 2

Com a sua conta criada e o Login feito, é hora de integrar nossos serviços à plataforma! Para isso, na aba “Credentials”(Credenciais) nós selecionamos a opção add Credential(Adicionar Credencial) e selecionamos a Chat2Desk clicando no ícone ou pesquisando pelo nome, conforme mostrado abaixo:

Passo 3

Preencha o campo “Name” com o Nome que deseja dar à credencial e selecione o servidor Global. Quanto à API Key, caso não saiba como pegar, confira nosso tutorial. Clique em “Add Credential” para finalizar o processo!

Passo 4

Prontinho! Com sua nova credencial criada, acesse-a pela barra lateral.

Na primeira aba, temos o Acesso, que descreve o Nome da conta, a Api (em formato de senha), o servidor e a URL do Webhook (que abordaremos mais tarde)! Lembre-se que todas são editáveis, apenas Clique em Save(salvar) e em test para garantir que tudo está nos conformes!

Passo 5

Na próxima aba, temos a Lista de Webhooks (limitados a 5). Abordaremos isso em um futuro tutorial!

Passo 6

Na terceira aba, temos todos os operadores cadastrados no seu Chat2Desk, bem como seus emails e seus respectivos ID’s(números de identificação únicos).

Passo 7

Na próxima aba aba, temos nossos campos customizados (todos os campos incluídos dentro do seu site C2D)

Passo 8

Na próxima aba (messengers), temos listados todos os serviços de mensagem integrados ao seu site C2D

Passo 9

Por fim, temos a aba “Channels” – Canais – que indica todos os canais de mensagem que você possui para trabalhar (tais como API’s de Whatsapp, Telegram e email…)

Por enquanto é isso! Agora, você já sabe como entrar e integrar a Conta C2D à sua conta Albato. Nos próximos tutoriais exploraremos as possibilidades de automação para o sistema Até lá!

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